Podemos classificar este tipo de modalidade como sendo uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável dos patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem estar das populações envolvidas. Traduzindo para uma linguagem mais “natural”, como sugere o título, o ecoturismo pode ser praticado em um banho de cachoeira, numa caminhada por trilhas, num passeio a cavalo, num estudo biológico, entre outras opções. Impulsionados pela vontade de se entrosar com o reino vegetal e animal e harmonicamente fazer parte deles, os chamados ecoturistas andam, seguem trilhas desconhecidas, suam, e quase perdem o fôlego apenas para poder contemplar as paisagens que ficaram imutáveis ao longo dos séculos.

O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa de que viajantes se deslocam do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer. Acredita-se que no Brasil existem mais de meio milhão de pessoas que praticam o ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. Com o crescimento superior a 15% ao ano, deverá ser uma das principais modalidades do lazer e turismo nos próximos anos.

 

Dentre as opções de esporte de aventura e adrenalina você pode curtir fazendo rapel, rafting, bicicleta mountain bike, motocross, tirolesa, entre outros.

 

Dentre as opções mais tranquilas você pode curtir caminhadas, trilhas, mergulhos, pesca esportiva, arborismo, cavalgadas, dentre outras tantas opções.

E como o ecoturismo é uma das grandes fontes de riqueza do turismo, ainda mais no turismo brasileiro, valorizar o que nossa terra tem de melhor é valorizar você mesmo. E uma das vertentes hoje do turismo ecológico é o turismo sustentável, onde você acaba preservando a natureza.

Fonte:
http://www.almanaquedoadolescente.com.br/…/
http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/images/w_h/w_h_006_lagossalobrs.jpg
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/passeios/ecologico.php3
http://www.uberlandiacvb.com.br/upload/tour_ecolog_Parque_Siqueroli.jpg